21.10.08

non - era tão só / a paisagem da sua ruína / que considerava - uma curta inspiração sem finalidades - (a cima de si)
2008
Intervenção (vidro, ferro, iluminação, pigmento e areia)

fotografias de Samuel Silva





























non - era tão só / a paisagem da sua ruína / que considerava - uma curta inspiração sem finalidades - (à sua frente)


2008
Intervenção (tinta, iluminação, iluminação, pigmento e areia)


fotografias de Samuel Silva






























non - era tão só / a paisagem da sua ruína / que considerava - uma curta inspiração sem finalidades - (em si)
2008
performance


fotografia de Nuno Ramalho


fotografia de João Baeta



não procura
o horizonte à sua frente
a parede
olha agora
para o chão
onde os pés avançam
a construir
desertos

a paisagem

viva nos escombros

Têm a ingenuidade ou a sabedoria de sentir nessas contemplações gratuitas e diminutas a fonte mais certa da verdade do mundo. Gostam de ver as coisas, esgotá-las. Recolhem-se depois com elas. Vivem longamente com a densidade das suas imagens. Disso tudo apuram um encantamento irónico, uma curta inspiração sem finalidades.

Detestam o trabalho. Vão já querendo aos seus hábitos de renúncia e tédio, à calma subalimentação e à astronomia de imagens essenciais. Falam pouco destas coisas, que não são coisas de que se fale, nem eles gostam de falar. Gostam de olhar. (…) Também olham para as mãos, as suas próprias mãos, com um desprendimento íntimo, vagaroso, quase sardónico.

Um dia há a fome. Não essa habitual fome surda e continuada, a fome básica da ilha – estilo central com suas tréguas que empenham de novo o homem no acto de viver. Há a fome extrema.

PHOTOMATON & VOX de Herberto Helder