29.7.07

non - varanda

Porto, 2007

Intervenção numa varanda do Bloco de Gaveto de Viana de Lima

(plástico, madeira, ferro, cartão, tecido e objectos)

Dimensões 200cm x 140cm







fotografias de Eduardo Matos


Bloco de Gaveto _ 1955

Projecto de Viana de Lima

Localização

Porto

Rua de Guilherme da Costa Carvalho, 29/25/23/21/11/1

Rua do Bonjardim, 235

Localizado numa área central da cidade (do Porto), o projecto é confrontado com uma série de condições inerentes a um local densamente edificado. O projecto colmata o topo de um quarteirão, obrigando a estabelecer com os edifícios laterais um contacto directo e configurando-se no interior do quarteirão quase como uma ampliação das preexistências. O programa prevê funções diferentes articulando em sete níveis: o R/chão é ocupado com espaços de comércio, no piso 1 situa-se os escritórios e nos restantes pisos, as tipologias habitacionais.

A fachada principal caracteriza-se por um desenho rigoroso, correspondente à malha estrutural, rompido pelos elementos laterais, moldados volumétricamente de forma a vincar a transição com os edifícios existentes. Dos pisos habitacionais avançam as reduzidas varandas, balançadas sobre a rua que, alternadas, produzem um excepcional efeito plástico. Uma lage perfurada e uma contínua varanda, consequência do recuo do plano da fachada, marcam o remate no plano da cobertura do edifício. A exigência de ventilação e iluminação sobre o lado interior é utilizada para realizar o sistema de distribuição vertical e horizontal da parte central do edifício.

In “Guia da Arquitectura Moderna _ Porto - 1925 – 2002” de Fátima Fernandes e Michele Canatà, edições ASA









à varanda
28 de Julho pelas 22h no projecto

com:

Manuel Santos Maia

Ruben de Freitas

Nuno Ramalho

Miguel e Daniela
Balla Prop

Maria Fidalgo

João Coração

Cristina Regadas

e Putice!

à varanda

PORTO: VARANDAS COM INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

2007-07-27

http://www.artecapital.net/noticias.php

O projecto “À Varanda”, que decorre amanhã a partir das 22 horas, consiste num percurso pela baixa do Porto, no qual se irão apresentar diversas intervenções nas varandas das casas de alguns artistas. A varanda é o espaço que pertencendo à casa está em suspenso e em aberto permitindo uma relação entre o espaço público e o privado. Logo, este projecto - da responsabilidade de Susana Chiocca - pretende viabilizar esse contacto com o exterior, com o transeunte. Intervenções artísticas diversas, desde instalações, performances e concertos, espalham-se por diversos pontos da cidade. Participam na iniciativa Ruben de Freitas, Nuno Ramalho, Miguel e Daniela, Manuel Santos Maia, Balla Prop, Maria Fidalgo, Juão Coração, Cristina Regadas e Putice.

Dez artistas vão estar à varanda no deserto da Baixa do Porto

28.07.2007, Inês Nadais

http://jornal.publico.clix.pt/

A Baixa morreu? É uma hipótese, mas talvez estejamos a ser pessimistas. Logo à noite, a partir das 22h, vai haver vida na Baixa: lá em cima, nas varandas de alguns prédios das ruas de Augusto Rosa, de Guilherme Costa Carvalho e de Passos Manuel, e cá em baixo, no passeio. São nove micro-espectáculos (instalações, performances, intervenções sonoras) para ver no deserto da Baixa.
Além de um conjunto de espectáculos, À Varanda é um itinerário que percorre as residências de artistas sediados no Porto. "A varanda é o espaço que está em suspenso e em aberto permitindo uma relação entre o espaço público e o privado. Quisemos aproveitar o facto de vários artistas viverem na Baixa e também essa conexão com o exterior. Não tem havido muitos acontecimentos virados para a cidade e aqui espectadores e transeuntes podem cruzar-se", diz Susana Chiocca. Responsável por um espaço, A Sala (Rua do Bonjardim, 235, 2º), em que a fronteira público-privado é particularmente difusa - "É a sala do meu próprio apartamento, apresentamos lá performances uma vez por mês" -, a artista explica que o projecto À Varanda apareceu justamente na sequência de um impasse na Sala: "Não sabíamos se ia continuar e achámos que isto podia ser uma passagem". A Sala vai continuar mas hoje eles estão na varanda.
190 da Avenida de Rodrigues de Freitas é a porta onde começa o percurso, que termina no nº 18 da Travessa de Liceiras.
190
da Avenida de Rodrigues de Freitas é a porta onde começa o percurso, que termina no nº 18 da Travessa de Liceiras.

Projecto tem início às 22h00 «À Varanda» anima baixa portuense



Onze artistas participam, hoje à noite, no projecto «À Varanda», que vai levar diversas intervenções artísticas ao centro da cidade do Porto, disse à Lusa fonte da organização da iniciativa.

“A varanda é o espaço que, pertencendo à casa, permanece em suspenso e em aberto, permitindo uma relação entre o espaço público e o privado. Este projecto pretende viabilizar esse contacto com o exterior, com o transeunte e outros”, acrescentou a fonte.
A iniciativa tem a participação de Ruben de Freitas, Nuno Ramalho, Miguel e Daniela, Manuel Santos Maia, Balla Prop, Maria Fidalgo, Juão Coração, Putice! e Cristina Regadas.
O percurso inicia-se às 22h00, junto à casa de Ruben de Freitas (Av. Rodrigues de Freitas, n.º 190, 2.º), seguindo depois para a de Nuno Ramalho (Rua Passos Manuel, n.º 249, 2.º, aos Poveiros) e para a Rua Augusto Rosa, n.º 190, 3.º Esq.,(à Batalha), onde vivem Daniela e Miguel.
Seguem-se as casas de Manuel Santos Maia, Balla Prop, Maria Fidalgo, Juão Coração e Cristina Regadas, todas na Rua Guilherme Costa Carvalho (aos Aliados), terminando o percurso junto à casa de Putice!, na Travessa de Liceiras, 18~(ao Bonjardim).
As intervenções artísticas incluem instalação, performance e concerto, entre outras.
A programadora desta iniciativa, Susana Chiocca, licenciada em Artes Plásticas e Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, está a fazer o seu doutoramento na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Castilla-La Mancha, em Espanha. Desde 1997 que Susana Chiocca tem apresentado trabalhos em diversos espaços, em Portugal e no estrangeiro.

-------------------------------

O projecto
O projecto «À Varanda» consiste num percurso pela baixa do Porto, durante o qual o público pode assistir a diversas intervenções artísticas que se realizam nas varandas das casas de vários artistas.

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/

Percurso:

Início às 22h

I _ Ruben de Freitas

Av. Rodrigues de Freitas, nº 190, 2º andar

II _ Nuno Ramalho

Rua Passos Manuel, nº 249, 2º andar (Poveiros)

III _ Daniela e Miguel

Rua Augusto Rosa nº 190, 3º andar esq. (à Batalha)

IV _ Manuel Santos Maia

Rua Guilherme Costa Carvalho, 4º andar (aos Aliados)

V _ Balla Prop

Rua Guilherme Costa Carvalho, 2º andar (aos Aliados)

VI _ Maria Fidalgo

Rua Guilherme Costa Carvalho, 5º andar (aos Aliados)

VII _ Juão Coração

Rua Guilherme Costa Carvalho, 3º andar (aos Aliados)

VIII _ Cristina Regadas

Entre a Rua Guilherme Costa Carvalho e a Rua Rodrigues Sampaio, 3º andar (aos Aliados)

IX _ Putice

Trav. De Liceiras, nº 18

Programação e organização:

Susana Chiocca

desaparece@gmail.com

93 428 35 38

Rua do Bonjardim, 253 2º - 4000 – 124 Porto